Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Mandado de Segurança para o Enem

Erro no preenchimento do formulário de inscrição deve ser mitigado.

há 8 anos

ENEM 2016 Mandado de Segurana

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação avaliar a qualidade do ensino no país.

Sua nota é utilizada no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para que as diversas vagas disponíveis sistema público de educação superior sejam preenchidas.

E serve como critério para a obtenção da bolsa estudantil no Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para a obtenção de financiamento estudantil, por meio do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Assim, é de fundamento importância que o estudante esteja preparado para realizar a prova e atento para realizar a sua correta inscrição conforme o formulário.

Havendo erro no cadastro, o estudante poderá pedir socorro ao Poder Judiciário, através da Ação de Mandado de Segurança. Senão, vejamos:

ADMINISTRATIVO. ENSINO SUPERIOR. VESTIBULAR. ERRO NO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. ENEM. APROVEITAMENTO. PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E DA PROPORCIONALIDADE. 1. Afigura-se ofensiva aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade a desconsideração da média obtida pelo estudante no ENEM, quando da correção da prova do vestibular, visto que o erro no preenchimento do formulário de inscrição deve ser mitigado, preservando-se o direito material legítimo do candidato. 2. Remessa oficial improvida. (TRF – 1ª Região. 5ª Turma. AMS 2006.36.00.001971-0/MT. Relator: Desembargador Federal João Batista Moreira. Data do julgamento: 8.6.2006. DJ de 6.3.2006, p.176).

Nesta ação, é importante explicar o problema e apontar a autoridade coatora, aquela que deixou de consertar o erro, visando garantir a eficácia do processo. Além, de informar de qual órgão ela faz parte.

  • Sobre o autorEstou à disposição para auxiliá-lo na resolução dos seus problemas jurídicos.
  • Publicações14
  • Seguidores50
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações718
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mandado-de-seguranca-para-o-enem/396272091

Informações relacionadas

ADVOGADO EM FORTALEZA, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Mandado de segurança com pedido de liminar

Mandado de Segurança

Petição - TRF01 - Ação Exame Nacional de Ensino Médio / Enem - Mandado de Segurança Cível - contra Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira

Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA: AMS XXXXX-43.2021.4.01.3700

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Termo De Distrato

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

o aluno se inscreveu para o exame digital, com a mudança ele não vai conseguir e administrativamente foi negado a migraçao para o fisico, cabe mandado de segurança? e autoridade coatora, MEC ou MINISTRO DA EDUCAÇAO? continuar lendo