Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

A culpa não foi da empresa

Consumidor exagerado não deve ganhar na justiça.

há 8 anos

A culpa no foi da empresa

É fácil para uma empresa brasileira ser levada a Justiça, a carga legislativa imposta ao empresário é imensa, tendo que lidar todos os dias com normas trabalhistas, fiscais e cíveis.

Neste último caso, dependendo do dano gerado ou do consumidor exagerado, a empresa será citada para defender-se das alegações. A grande maioria das alegações aponta a presença de defeito na prestação do serviço, conhecido art. 14 do Código de Defesa do Consumidor.

Este artigo atribui a empresa toda a responsabilidade pelo que ocorrera, inclusive quando em conjunto com outras empresas.

Porém, existe algo que poucos empresários sabem e muitos juristas se esquecem: o próprio artigo abre exceções, onde a empresa estaria salva de reparar qualquer dano.

Senão, vejamos:

Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

§ 3º O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar: I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste; II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.

Assim, o serviço regularmente e habilmente prestado não pode ser considerado defeituoso, pois corresponde ao que fora contratado, constituindo uma exceção a regra geral.

De igual maneira, o consumidor ou outra pessoa que atue para a presença do erro na relação, por não fazer parte da empresa a exime de de culpa. Já que a empresa, como pessoa jurídica, responde somente pelos seus atos praticados.

  • Sobre o autorEstou à disposição para auxiliá-lo na resolução dos seus problemas jurídicos.
  • Publicações14
  • Seguidores50
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações163
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-culpa-nao-foi-da-empresa/395844753

Informações relacionadas

Hospital deve indenizar paciente ofendido em suas dependências

JurisWay
Notíciashá 8 anos

Revendedora de ingressos é condenada a indenizar cliente prejudicado no dia do evento

Élida Pereira Jeronimo, Advogado
Notíciashá 8 anos

Clínica e médico são condenados por garantir 100% de eficiência em vasectomia

Adriano Martins de Sousa, Advogado
Notíciashá 8 anos

Agências de turismo terão de indenizar por falta de informação que impediu embarque

Igor Souza, Bacharel em Direito
Modeloshá 3 anos

Contestação

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)